Nas últimas décadas, as empresas têm sentido a necessidade de promover a capacitação contínua dos seus funcionários, por causa das transformações aceleradas da atualidade. E, para promover isso, muitas organizações investem em universidades corporativas. É neste ambiente, que pode ser físico ou apenas virtual, que os colaboradores encontram as ferramentas para se desenvolverem profissionalmente, ampliando sua produtividade. As empresas ficam tão satisfeitas com os resultados e o maior engajamento das equipes, que buscam até mesmo linhas de crédito específicas para esse tipo de investimento.

O Brasil já tem mais de 300 universidades corporativas. É uma estratégia que está ganhando espaço no mundo corporativo porque todo mundo ganha. A empresa consegue reter talentos, reduzir custos, criar uma vantagem competitiva e suprir a demanda por treinamento estratégico e objetivo. O funcionário se desenvolve e aumenta suas chances de crescer junto com o negócio.

Você sabe o que é uma universidade corporativa?

Uma universidade corporativa pode ser definida como “um guarda-chuva estratégico para desenvolvimento e educação de funcionários, clientes e fornecedores, buscando otimizar as estratégias organizacionais”, segundo Jeanne Meister, da Corporate Universities Xchange. Pode-se dizer, até mesmo, que é uma instituição de educação. Ligada a empresas privadas ou públicas, tem como objetivo capacitar colaboradores, qualificando mão de obra de forma rápida e estratégica.

É importante ficar claro que uma universidade corporativa não funciona da mesma forma que uma universidade tradicional, embora possua algumas semelhanças. Uma universidade corporativa é sempre controlada em sua totalidade por uma empresa, para atender suas demandas e seus desafios internos. Além disso, seus cursos não precisam ser regulamentados pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura), assim como acontece nas instituições de ensino.

Como implementar uma universidade corporativa?

Não é fácil criar uma universidade corporativa. É preciso planejamento e estratégia e seguir um passo a passo que, resumidamente, é o levantamento das necessidades, a criação de identidade visual e campanha de endomarketing para o envolvimento do grupo, e o desenvolvimento do programa (estruturação dos conteúdos e criação dos materiais de apoio).

Planejamento minucioso

Antes de sair investindo em uma Universidade Corporativa, é preciso planejar cuidadosamente como será sua implementação, do que você vai precisar e quanto terá que investir para que sua ideia saia do papel.

Em primeiro lugar, saiba quais são as principais características do seu público-alvo, conheça a fundo seus colaboradores. Em seguida, identifique quais conhecimentos e habilidades seus colaboradores precisam adquirir e desenvolver para a empresa crescer. Por último, faça um esboço dos cursos, detalhando o que poderia ser ensinado em cada aula.

Lembre-se que é fundamental ter o comprometimento da equipe de recursos humanos para a implementação de uma universidade corporativa.

Escolha os melhores recursos de tecnologia

Os recursos da educação a distância são os mais utilizados hoje nas universidades corporativas. Você precisa ter em seu quadro de funcionários pessoas que entendam desses recursos, ou poderá terceirizar o serviço com uma empresa especializada em treinamentos corporativos.

Na educação a distância, utilizam-se videoaulas, material de apoio em pdf para download, testes e provas on-line. Os colaboradores podem acessar o conteúdo de qualquer lugar e no melhor horário, de acordo com a rotina de trabalho.

A empresa precisa estar preparada para lidar com todas essas tecnologias, garantindo que seus funcionários tenham acesso a materiais de qualidade. Lembre-se também da importância da segurança. Os conteúdos precisam estar protegidos, para que fiquem realmente restritos aos seus colaboradores.

Investimento e crédito

Criar uma Universidade Corporativa é um investimento em capital humano e que refletirá no crescimento da sua empresa. Mas você precisa mensurar quanto isso vai custar. Reflita se a sua empresa tem estrutura para montar e manter essa instituição.

E se você precisa de crédito financeiro para montar a sua Universidade Corporativa, conheça a Intersectorfintech especializada em financiamento de pós-graduação e MBA. A Intersetor também fornece crédito para empresas que desejam implementar Universidades Corporativas, mas não tem todo o recurso disponível em caixa.

Saiba mais sobre a Intersector, clicando aqui, e tire sua Universidade Corporativa do mundo das ideias!

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Open chat
Posso ajudar?