Todas as instituições de ensino privadas enfrentam o mesmo desafio todo início de semestre: a captação de alunos para escolas. Depois de décadas de crescimento exponencial de matrículas e o surgimento de novas escolas de pós-graduação, há alguns anos o Brasil enfrenta uma crise severa também no setor educacional.

Inúmeras instituições deixaram de existir e aquelas que ainda resistem à crise econômica precisam se reinventar o tempo todo para se manterem ativas e lucrativas.

É possível perceber que a concorrência está cada vez mais acirrada. Por isso, a instituição que quer continuar crescendo e se destacando no mercado precisa dar alguns passos importantes para ter sucesso na captação de alunos. Mas você sabe como fazer isso?

Passo 1 – Invista em marketing e conheça seu público-alvo

Toda empresa precisa saber a fundo as principais características do seu público-alvo, bem como suas expectativas e necessidades. E isso também é válido para as escolas de pós-graduação.

Você vai precisar se comunicar com esse público e, para fazer isso da forma mais assertiva possível, precisa estudá-lo e muito.

O marketing faz isso por meio do estudo de personas, no qual se definem personagens que possuem características reais. Essas personas representam o público que você quer atrair para a sua instituição e para o qual você deverá direcionar suas estratégias de comunicação e marketing.

Há, por exemplo, ferramentas que podem ser usadas para mapear e possibilitar o acesso a dados sobre pessoas interessadas em fazer uma pós-graduação ou MBA.

Passo 2 – Avalie e redefina seu discurso para ampliar a captação de alunos para escolas

Depois de fazer o estudo de personas, você pode perceber que o seu discurso não está muito alinhado com as expectativas do público. Então você precisa redirecionar seus esforços e emitir a mensagem correta.

Quase todas as instituições de ensino gostam muito de falar sobre seu corpo docente, método de ensino, descontos, estrutura e mensalidades acessíveis. Mas, que tal mudar um pouco esse discurso? Talvez seu público queira saber mais de resultados práticos, do que a sua instituição entrega de valor para os alunos.

Fazer uma pós-graduação é uma decisão importante na vida do profissional, porque envolve mudanças na rotina e, dependendo do curso, alto investimento financeiro.

Para tomar a decisão de fazer a matrícula, o candidato quer saber de resultados: quanto ele poderá melhorar seu salário fazendo aquele curso, como sua carreira será alavancada depois de obter o diploma e como a instituição de ensino escolhida está ajudando a agregar valor na vida profissional dos seus alunos.

Seja assertivo e divulgue esses dados!

Passo 3 – Comece agora a adotar boas práticas em marketing

Toda instituição de ensino precisa de um planejamento estratégico para realizar ações produtivas de marketing. Algumas boas práticas são recomendadas para otimizar a captação de alunos para escolas:

  • Focar no monitoramento e métricas bem-sucedidas para avaliar se você está no caminho certo ou se precisa adaptar suas estratégias para ter mais sucesso;
  • Posicionar a marca da instituição em mídias próprias, como site e blogs, e redes sociais para incentivar o engajamento do público, mantendo-o informado sobre a relevância da sua escola;
  • Mantenha os times de marketing e vendas sempre alinhados em suas ações. Lembre-se que um não consegue sobreviver sem o outro.

Passo 4 – Ofereça crédito estudantil e divulgue esse diferencial

Pense na possibilidade de fazer parceria com uma instituição de crédito estudantil. Oferecer esse diferencial para o seu público pode ser uma estratégia infalível para melhorar a captação de alunos para escolas. E não se esqueça de usar esse diferencial nas estratégias de marketing.

Intersector é uma fintech especializada em financiamento estudantil para pós-graduação e MBA e já possibilitou que centenas de profissionais realizassem o desejo de voltar a estudar.

Saiba como você pode se tornar um parceiro da Intersector.

Conheça o case de sucesso de uma instituição de ensino parceira da Intersector.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Open chat
Posso ajudar?